[tradução de informe publicado por Buscandolakalle.]
Desde o dia 22 de março, xs companheirxs subversivxs e anarquistas Mónica Caballero, Francisco Solar, Joaquín García, Juan Flores, Marcelo Villaroel e Pablo Bahamondes seguem em greve de fome em três prisões diferentes.
Xs companheirxs decidiram recusar a coleta de sangue por esta constituir uma evidente estratégia de desgaste, e também em solidariedade com a situação de Mónica e seus traslados semanais ao Hospital Penal para realizar essas amostras desnecessárias. Na atualidade, todxs xs companheirxs estão negando a realização destes exames. No caso de Mónica, existem recursos judiciais buscando impedir essas exaustivas transferências.
Durante estes últimos dias o Instituto Nacional de Direitos Humanos visitou todxs xs grevistas nas diferentes prisões em que se encontram. Com o continuação da mobilização, a gendarmeria acrescentou uma série de restrições e obstáculos para a entrada de líquidos suficientes e adequados para o desenrolar da greve de fome.
Da Itália viajam palavras e gestos solidários que nos contam que Juan Sorrocha, preso anárquico, em um gesto internacionalista, se somou à greve de fome no dia 12 de abril em solidariedade à luta nas prisões chilenas.
Em 17 de abril foi convocada uma jornada em solidariedade axs grevistas que se expressou em distintos territórios e de distintas formas, nos mostrando que somente a imaginação é o limite.
Sobre a situação médica, os mal-estares físicos aumentaram nxs grevistas, com uma perda média de aproximadamente 9,5 kg.
Hoje, 19 de abril, há 29 dias de greve de fome, a situação dxs compas é:
-Cárcere de San Miguel
Mónica Caballero: perda de aprox. 7,5 kg.
-Seção de Segurança Máxima:
Francisco Solar: perda de aprox. 10,5 kg.
-Prisão de Alta Segurança:
Marcelo Villaroel: perda de aprox. 9 kg.
Joaquín García: perda de aprox. 11,5 kg.
Juan Flores: perda de aprox. 10,5 kg.
-Cárcere Santiago 1
Pablo Bahamondes: perda de aprox. 12 kg.
Romper o cerco midiático, visibilizar e dar asas à solidariedade!
Pela revogação das últimas modificações no D.L. 321, que impossibilitam o acesso à “liberdade condicional”!
Liberdade para Marcelo Villaroel!
19 de abril de 2021,
dia 29 da greve de fome.
Território dominado pelo Estado Chileno.