Categories
solidariedade

(SP) ATO EM SOLIDARIEDADE AOS YANOMAMI

[DIVULGAÇÃO]

SOLIDARIEDADE AOS YANOMAMI E A TODOS OS POVOS INDÍGENAS EM LUTA!

No dia 25 de abril foi divulgada a informação de que uma jovem yanomami de 12 anos foi sequestrada, estuprada e morta por garimpeiros que invadiram a Terra Indígena localizada no norte do estado de Roraima. A tia da jovem tentou impedir o sequestro e uma criança que a acompanhava foi jogada no rio pelos invasores e até o momento está desaparecida. Alguns meses antes, duas crianças yanomami foram sugadas e mortas por uma máquina dos garimpeiros enquanto nadavam em um rio perto da comunidade em que viviam.
Esses casos intoleráveis são algumas das tantas violências sistemáticas realizadas contra os povos indígenas habitantes deste território atualmente chamado Brasil que foram divulgadas nos últimos meses na imprensa e nas redes sociais. Porém, é importante ressaltar: esses ataques não são isolados, são parte do processo colonial em curso que já dura mais de 5 séculos. Das velhas caravelas dos invasores europeus que chegaram aqui em 1500 até os ataques de garimpeiros, passando pela invasão de suas terras por grileiros, pecuaristas, militares, madeireiras, da construção de Belo Monte e outros tantas situações. Dos campos de concentração e tortura construídos pela ditadura civil-militar brasileira até o recente projeto de Marco Temporal, que busca expulsar os povos originários de suas terras, e das constantes tentativas de evangelização, seja pelos jesuítas em séculos passados ou pelas igrejas evangélicas dos últimos anos.
Hoje, só no território controlado pelo Estado brasileiro, são mais de 300 povos diferentes que falam mais de 150 línguas, a maioria ameaçados pelo projeto do capitalismo e do Estado, disseminadores da ideia de que a terra é fonte de recurso, de commodities, de matéria-prima, de lucro. E para isso, tingem sem parar esta terra de vermelho-sangue.
Neste contexto, mais do que nunca, é necessário gritarmos: não existe vida possível dentro do capitalismo e do Estado, pois ambos são sistemas gêmeos que promovem a morte e a destruição. 
Solidariedade irrestrita aos povos indígenas em luta pela vida!
É preciso barrar o extermínio em curso!
FORA GARIMPO!