Categories
atividade livro solidariedade

RELATO DA III FEIRA ANARQUISTA DE BH – AGO/23

Há alguns dias estivemos na terceira edição da Feira Anarquista de BH, que ocorreu em 19 e 20 de agosto de 2023. Para além do enorme prazer em reencontrar compas que não víamos há tempos, consideramos as atividades desse tipo extremamente necessárias para seguirmos afiando nossos laços de cumplicidade e apoio mútuo. Assim, uma feira do livro anarquista não se torna um evento comercial como qualquer outro.

Neste ano, ocorreram várias atividades importantes, sobretudo uma conversa informativa da situação dxs antiautoritarixs Mónica Caballero, Francisco Solar, Marcelo Villaroel, Anna Beniamino e Alfredo Cospito, atualmente sequestradxs nas prisões chilenas e italianas. Ela só foi possível pelo interesse e participação de compas de ambos os territórios que, apesar do fuso horario, se mantiveram atentxs e dispostxs a estabelecer uma conversa, atravessando as fronteiras e superando as barreiras dos idiomas. Assim como dxs solidarixs que se mantiveram até o final ou mesmo quem apenas passou pelo espaço.

Atividades como essa, com o olho no olho, nos reforçam que a solidariedade entre anarquistas é mais do que palavra escrita. Não morre em frente às telas. Se dá no cotidiano, nas ações cúmplices e de fortalecimento mútuo, muitas vezes pequenas, apartadas dos mega eventos, das grandes discussões e elucubrações autocentradas. Não precisa de autorizações, não espera a atenção das multidões. Nos interessa os ouvidos atentos, os corações que pulsam em fúria.

Aproveitamos para deixar um abraço caloroso a todxs xs amigxs anônimxs e inomináveis que estiveram presentes e com quem trocamos materiais, palavras, longas conversas ou simplesmente sorrisos.

morte ao Estado
y que viva a anarquia!

edições insurrectas
inverno de 2023

ALGUNS REGISTROS DO EVENTO: