Categories
anticarcerário greve de fome solidariedade território dominado pelo estado chileno

DIANTE DA GREVE DE FOME, DA SUSPENSÃO DE VISITAS E DA RESTRIÇÃO DE COMUNICAÇÕES

[Tradução de comunicado escrito por Familiares e amigxs de Presxs Subversivxs e Anarquistas, publicado em  Buscandolakalle]

.

Nossxs amigxs e familiares iniciaram, junto com outrxs companheirxs, uma nova mobilização na última segunda-feira, 22 de março de 2021, mantendo como principal exigência a revogação das últimas modificações do decreto de lei 321, que eterniza o cumprimento de condenações, sobretudo no caso do companheiro Marcelo Villaroel. O chamado é sempre para multiplicar a solidariedade, seja com as iniciativas já existentes ou com as que podem surgir desde a autonomia dos distintos espaços, indivíduos, grupos e coletivos. Todos são necessários neste momento. Hoje, a capacidade de repercussão desta luta se encontra na força das ruas, tanto na capacidade de contornar as quarentenas repressivas como de multiplicar o apoio de forma imparável.

Ressaltamos a participação de quem, mesmo não estando condenadx, se solidariza com ações desde dentro das prisões para varrer todos os obstáculos que o poder colocou quanto à “liberdade condicional”. Nesse sentido destacamos xs prisioneirxs da recolta de Santiago 1 e suas disposições de luta pelo fim da prisão preventiva como castigo.

Queremos aproveitar o momento para assinalar o absoluto isolamento que nossxs companheirxs estão enfrentando na prisão. Uma vez decretada a quarentena total nas comunas onde as prisões estão localizadas, foram suspensas quaisquer visita a nossxs companheirxs.

Na mesma linha, a Gendarmeria tomou uma decisão a nível nacional sobre o uso dos celulares institucionais ou chamadas por computadores da prisão, que são utilizados como paliativos para a ausência de visitas regulares. Desta vez, obviamente após a entrevista do prisioneiro político Mauricio Hernandez Norambuena, a nefasta instituição decidiu cancelar qualquer uso da internet e de videochamadas na comunicação com xs prisioneirxs, ainda que esse contacto esteja estipulado no mesmo protocolo que rege o pavoroso sistema de visitas provisórias que se instalou com o regime de terror-exceção por conta da pandemia.

O empobrecimento da comunicação e vínculo com as pessoas presas conta hoje apenas com o escasso canal de um par de ligações telefônicas por semana. Concretamente, isso significa a impossibilidade de vermos nossxs amigxs e familiares, ver suas caras, risadas e compartilhar gestos. Rejeitamos categoricamente essas novas proibições e nova incomunicação, que aprofundam ainda mais o isolamento carcerário.

Nos opomos de maneira absoluta a essas medidas de castigo e disciplinamento de nossxs companheiros, que nos afeta como famílias e entornos tão diretamente e que evidenciam as condições de sequestro sob a qual se encontram.

Assumimos o desafio com luta carcerária constante como uma extensão inevitável e um caminho de resistência na prisão e na rua, e chamamos a romper distâncias e diferenças como passo necessário nesta luta que buscamos estender para que nossxs companheirxs e familiares voltem a pisar nas ruas.

Nossxs presxs luta e resistem com toda vontade e disposição para romper o castigo e o isolamento que vivem hoje.

Multiplicar as redes solidárias com a greve de fome!

Pela revogação das últimas modificações na lei 321!

Pelo fim da prisão preventiva como castigo!

Isolamento é tortura!

Enquanto existir miséria haverá rebelião!!

Morte ao estado e que viva a Anarquia!!

Familiares e amigxs de Presxs Subversivxs e Anarquistas; Prisão de Alta Segurança, Máxima e Cárcere de San Miguel.

Quinta-feira, 25 de março 2021.