Categories
anticarcerário greve de fome solidariedade território dominado pelo estado chileno

Comunicado de início de greve de fome de Juan Sorroche em solidariedade com a luta nas prisões chilenas

tradução de comunicado publicado em Buscandolakalle.

.

Juan Sorroche é um companheiro espanhol que leva vinte anos na Itália participando em lutas contra o Estado e contra o capitalismo, sofrendo por vários períodos na prisão. Em 2017 decidiu assumir a clandestinidade após acumular cerca de 8 anos de prisão por vários processos relacionados à luta contra o Trem de Alta Velocidade. Em maio de 2019 foi capturado e em pouco tempo acusado novamente pela colocação de dois artefatos explosivos na sede de um partido italiano de extrema-direita.
.

-Em solidariedade axs prisioneirxs da guerra social de Santiago (Chile), que iniciaram uma greve de fome líquida em 22 de março de 2021.

-Em solidariedade a todxs xs que estão sob julgamento por conta das revoltas de março de 2020 e axs 5 presxs de Ascoli/Modena, que tiveram o valor de fazer denúncia formal escrita por conta das revoltas em Modena.
-Em solidariedade com o anarquista Davide Delogu, objeto do artigo 14 bis, pedindo que lhe tire do isolamento ao qual está submetido há tempos.

-Em solidariedade axs presxs de Spini di Gardolo (TN), onde outra detida, Ámbra, 28 anos, morreu pelas habituais faltas “sanitárias”.
-Em solidariedade axs presxs em luta no centro de internamento de estrangeirxs em Via Corelli (Milão).

-Valor e solidariedade axs mais frágeis: à todas as crianças e jovens ignoradxs, canceladxs, isoladxs e cada mais mais presxs em jaulas físicas/sanitárias/tecnológicas/repressivas. Às avós e os avôs tratadxs como lixo a ser descartado e sacrificado!

Eu, Juan Sorroche Fernandez, da Seção AS2 de Terni, comunico o início de uma greve de fome até quando achar oportuno. A partir de 12 de abril, as 0h.

A solidariedade universal é uma visão entrelaçada e projetada para além do isolamento carcerário; “somos menos sozinhxs do que gostariam, seguimos sendo insubordinadxs, livres, dignxs…”. Assim, tenho um coração que bate junto com xs dignxs prisioneirxs em luta e que, com a conjuntura mundial, coexistem com métodos e práticas diferentes em evoluções simbióticas de sua esplêndida diversidade. Além disso, caminham em viva e longa resistência coletiva dxs exploradxs em luta pelo mundo todo.

Usarei meu corpo como ferramenta, rechaçando as noções vitimistas que me atam à condição de prisioneiro, tratando de romper com o sujeito passivo e com a visão utilitarista de luta (“o que eu ganhou?? o que eu ganho???”). Vou mais além e luto simplesmente pela extensão da solidariedade entre xs presxs em luta em todo o mundo!

Acredito que a solidariedade é uma visão que necessita um equilíbrio alquímico, que ao ser posta em prática une o universal com o específico. Portanto, já não posso ignorar as condições e situações mais próximas do meu contexto e pelas quais sofro. E isso não tira a qualidade de nossa perspectiva, pelo contrário, a aumenta. Por isso meu pensamento se amplia e me incluo nas manifestações que, em diferentes tempos, formas e lugares, estão e estarão no contexto penitenciário italiano. Minha solidariedade vai axs amotinadxs de março de 2020 que foram torturadxs e assassinadxs (14 presxs) pelo Estado por defenderem suas vidas. Assunto do qual se deve ser consciente, que se entrelaça com as causas da gestão “criminal” da COVID-19. Situação que estende à toda a sociedade estatal-capitalista globa.

Esta luta contra o prejudicial Estado capitalista global é a principal motivação que engloba a luta. A luta anarquista se opõe à imposição em todos os níveis das diversas medidas “médico-militares” que estão anulando as mentes/corpos/corações/espíritos das pessoas. Com o incessante terrorismo midiático e informativo, anula o pensamento crítico e radical sobre o que está ocorrendo conosco. Enfrentamos as definições de estruturas geopolíticas e de governabilidade, geridas também por multinacionais digitais, farmacêuticas e tecnológicas. Uma ditadura sanitária-tecnológica! Consciente de minha posição de extrema debilidade, mas determinado em vontade, que com o exemplo nos mostrou o preso Dimitris Koufondinas, na Grécia, a quem vai minha solidariedade! Ainda que tarde, mas em continuidade!

-COM XS PRISIONEIRXS DA GUERRA SOCIAL AO REDOR DO MUNDO!
-MARCELO VILLAROEL E TODXS XS PRESXS SUBVERSIVXS, ANARQUISTAS, LIBERTÁRIXS, DA REVOLTA NO CHILE E DA LIBERAÇÃO MAPUCHE! PARA AS RUAS! LIBERDADE PARA TODXS!
-PELA PROPAGAÇÃO DAS PRÁTICAS SOLIDÁRIAS!
UM PENSAMENTO PARA COMPANHEIRA EMILIA HERRRA “BAU”, ASSASSINADA POR GUARDAS PRIVADOS DOS LATIFUNDIÁRIOS, COMO É A BENETTON!
“Devemos lutar e lutar até que se corte a desigualdade”.
E seja qual for o caminho que estejamos tomando, que seja sempre com o coração! Pela anarquia!

-Juan Sorroche,
Da prisão de Terni, seção AS2.