Categories
anticarcerário greve de fome solidariedade

COSPITO: transferência para hospital e declaração da procuradoria sobre o 41 bis

Na manhã de ontem, dia 11 de fevereiro, o anarquista Alfredo Cospito foi transferido da prisão Opera de Milão para o hospital San Paolo por ordem do ministro da Justiça Carlo Nordio. Algumas horas depois, companheirxs tomaram as ruas da cidade com uma manifestação em solidariedade a ele, que segue firme em sua greve de fome inciada no dia 20 de outubro de 2022 contra o regime de isolamento 41bis. O ato terminou em enfrentamento com a polícia e nos chegam informes de que há pessoas detidas.

A noite, como afirma La Repubblica (imprensa do inimigo), o procurador-geral substituto Piero Gaeta, da corte de “Cassazione” (tipo de Suprema Corte italiana), instância que tem até o dia 24 de fevereiro para julgar a manutenção ou não do companheiro no regime de isolamento, afirmou ao jornal que planeja anular a sua aplicação contra Alfredo.

Cinco horas após sua transferência a uma ala do hospital destinada a receber presxs do 41bis, ele foi visitado por sua médica de confiança, Andrea Crosignani, que informou após vê-lo: “Neste momento, Cospito pesa 71 kg e há o risco de edema cerebral e arritmia cardíaca potencialmente fatal. Sua condição é séria. Está lúcido e acordado, caminha sozinho, mas pode não demorar muito para a situação se acelerar sem algum tipo específico de sinal de alerta”. E o companheiro afirmou mais uma vez que não pensa em abandonar sua mobilização enquanto sua exigência não for atendida.

A declaração de Gaeta ao jornal seria somente um jogo de cena? Seria esta uma armadilha para acalmar as mobilizações que se espalham pelo planeta? Não há respostas para estas questões. A única certeza é que o Estado, por meio de sua justiça asquerosa e de sua polícia assassina, quer ver nosso companheiro morto. E nós… deixaremos isso acontecer?