Categories
anticarcerário greve de fome solidariedade território dominado pelo estado chileno

Início de greve de fome dos presos anarquistas e subversivos transferidos de Stgo. para Rangacua

[tradução de comunicado publicado em Buscandolakalle].

Após a transferência de presos da C.A.S. de Santiago e da Seção de Segurança Máxima para a Prisão/empresa de Rancagua no último fim de semana, hoje (8 de junho), todos os presos trasladados aos módulos 1 e 2 de Rancagua começaram uma mobilização contra as condições intrapenitenciárias inaceitáveis que tentam aplicar a eles. São parte ativa dessa mobilização os presos anarquistas e subversivos, que há poucos tempo de finalizar uma greve de fome de 50 dias contra as modificações no Decreto de Lei 321 e os obstáculos para se acessar a “liberdade condicional”, novamente colocam seus corpos como trincheiras de luta.

Nesta mobilização que recém começa, a maioria dos presos se soma realizando uma greve de fome por tempo indefinido.
As condições atuais dos transferidos são inaceitáveis: confinamento absoluto de 24 horas em celas individuais, impossibilidade de entrada de advogados, comunicação telefônica restringida ou cancelada. O argumento do confinamento total e isolamento se baseia em uma suposta quarentena de “entrada”, medida absurda considerando a grande porcentagem de presos vacinados.

Se somamos a esta realidade as séries de restrições de entrada de encomendas, sendo completamente precárias e insuficientes para a alimentação, a restrição de viodeochamadas conseguidas nas últimas mobilizações e as intenções de impor um regime interno de castigo, o cenário se torna insustentável.

As razões do traslado são administrativas (remodelação da C.A.S.), sendo inclusive transferidos carcereiros de Stgo. para Rancagua para manter a custódia dos prisioneiros. Portanto, é urgente assegurar as condições mínimas dos presos, ganhos e fruto de lutas históricas dentro da C.A.S..

Por tais razões, a mobilização e greve de fome tem as seguintes exigências:

No imediato e urgente: fim ao isolamento estrito e às 24 horas de confinamento. Não ao castigo encoberto como quarentena.

Manutenção das encomendas em condições dignas concordantes com as existentes a C.A.S. de onde provém, toda vez que ocorre um traslado administrativo.

Que a permanência nesta prisão não responda às perversas lógicas punitivas de isolamento (prisão dentro da prisão) e que todos os presos vindos da C.A.S. e da Seção de Segurança Máxima de Stgo., atualmente nos módulos 1 e 2 de Rancagua, tenham um total acesso a horas de pátio. Enfim, um regime digno e de acordo a suas necessidades.

-Solidariedade ativa e cumplicidade com os presos
em luta!
-Contra o castigo e o isolamento encoberto na pandemia!
-Defender todas as vitórias alcançadas com a luta dentro
das prisões!
-Abaixo o muro das prisões!

Buscandolakalle, informativo de prisioneirxs subversivxs e anarquistas em luta nas prisões chilenas.
buscandolakalle.wordpress.com